top of page

A quem se destina

 

Este projeto foi criado para capacitar e mobilizar pequenos produtores e comunidades escolares do Centro de Portugal para estratégias integradas de sustentabilidade rural em articulação com os desafios globais de desenvolvimento sustentável.

Agricultores e Produtores Locais

 

Procurando dar resposta à situação de fragilidade social e de carência económica vivida pelos agricultores e produtores locais, o projeto pretende consolidar a atividade agrícola por estes desenvolvida, recorrendo a estratégias integradas de produção e comercialização, que passam pelo Plano de Formação e pela construção de um Plano de Negócio, que culmina na geração de receitas para os próprios.

Jovens

 

O aTerra procura despertar nos jovens do concelho de Ourém uma reflexão sobre a sua realidade local e os desafios globais que se colocam ao desenvolvimento rural, sustentável e integrado. Para tal, estão a ser desenvolvidas diversas atividades nas escolas do concelho, nomeadamente hortas e oficinas pedagógicas. As atividades com os jovens culminarão na definição de um compromisso concreto com a comunidade local, tendo em conta a dimensão global das temáticas refletidas. O objetivo é que cada jovem se envolva de forma comprometida com a realidade em que está inserido e que inicie ativamente a sua participação cívica, procurando contribuir para a resolução de um problema concreto da comunidade.

Redes Locais

 

O aTerra pretende dinamizar as redes locais de escoamento da produção já existentes, de forma a garantir a integração dos pequenos produtores locais nas redes já estruturadas pelo Município de Ourém, como sejam os Mercados Eco-Rurais, a iniciativa Prove e as Hortas Sociais. Esta integração será feita em articulação com o Plano de Negócio, a ser desenvolvido entre os produtores e a consultora agrícola CONSULAI.

bottom of page